Os benefícios da vacinação na prevenção de doenças infecciosas são incontestáveis em qualquer faixa etária. No entanto, ao contrário do que acontece na pediatria, a imunização dos idosos ainda é bastante negligenciada.
Trata-se de um grande equívoco, pois a população idosa está sob maior risco de infecção devido ao envelhecimento do sistema imunológico. Além disso, as taxas de hospitalização, o risco de morte e a piora das condições de saúde por causas infecciosas são maiores neste grupo.
Isso acontece porque os idosos, em geral, apresentam doenças crônico degenerativas como hipertensão, diabetes, insuficiência cardíaca e outras, que podem descompensar diante de um quadro infeccioso. Associado a isso, o próprio envelhecimento dos demais orgãos e sistemas fazem com que o indivíduo tenha menor capacidade de recuperação de sua saúde frente às doenças agudas.
A Organização Mundial da Saúde (OMS) preconiza a utilização de rotina das seguintes vacinas para a população com 60 anos ou mais:
- Vacina da gripe (Influenza); vacina pneumocócica (VPP23);
- Vacina contra difteria e tétano (Dupla adulto);
- Vacina contra Hepatite B;
- Vacina contra a febre amarela para moradores e viajantes de áreas endêmicas.
A Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia e a Sociedade Brasileira de Imunizações recomendam, além das descritas acima, as seguintes:
- Vacina pneumocócica (VPC13, além da VPP23 disponível na rede pública);
- Vacina contra coqueluche (disponível para adultos na rede privada em conjunto com a contra difteria e tétano formando a Tríplice Aduldo),
- Vacina contra Herpes Zoster.
No entanto, estas só estão disponíveis na rede privada. Existem ainda outras imunizações indicadas por estas sociedades para situações específicas como a da hepatite A, poliomielite e Meningocócica conjugada ACWY, que são indicadas nos casos de surtos e viagens para áreas endêmicas.
A vacinação contribui para um envelhecimento bem-sucedido pois melhora a qualidade e a expectativa de vida dos idosos.
Converse com seu Geriatra para saber quais são as vacinas indicadas e contraindicadas para você!
Dra Renata Corrêa
Geriatria e Clínica Médica CIGGA