Neuropsicologia
O que é?
A avaliação neuropsicológica compreende o exame de diferentes domínios cognitivos como memória, a atenção, a linguagem, a capacidade de planejamento, de cálculo, de raciocínio lógico, de julgamento, percepção visual e a destreza visuo-motora.
Objetivos e benefícios
- Traçar perfil cognitivo/ diagnóstico diferencial – comportamental do paciente;
- Estabelecer déficits X capacidades preservadas;
- Possibilitar o plano de reabilitação;
- Contribuir para o projeto terapêutico dos atendimentos da equipe (quando necessário);
- Oferecer resultados sobre os achados cognitivos;
- Manter com a equipe da clínica trocas de conhecimento e afeto.
Instrumentos
- Entrevista detalhada
- Testes estruturados
- Baterias ecológicas
Psicoterapias
A Psicoterapia é o atendimento realizado por um psicólogo com a finalidade de tratar questões emocionais, comportamentais e cognitivas. O psicoterapeuta ocupa um lugar fundamental na área da saúde, por oferecer uma visão integrada do ser humano, incluindo as dimensões fisiológica, psicológica e social. Os aspectos psicológicos participam não só da formação de muitas doenças como possuem um papel fundamental na recuperação delas.
Abordagens
A psicoterapia oferece recursos importantes para uma compreensão mais ampla do processo de adoecimento assim como estratégias para uma vida mais saudável e integrada.
Existem algumas linhas de psicoterapia com diferentes perspectivas. Nossa equipe conta com duas psicólogas que seguem duas abordagens: a terapia cognitivo comportamental e a psicanálise.
- Terapia cognitivo comportamental
Terapia cognitivo comportamental (TCC) é um tipo de psicoterapia que pode ser aplicada para pacientes com déficit cognitivo ou diversas queixas psicológicas como depressão, transtornos de ansiedade, dificuldades interpessoais, transtornos alimentares, entre outros. Dentro dessa linha, oferecemos espaço para:
Atendimento psicológico (abordagem TCC);
Reabilitação/ estimulação cognitiva individual e/ou em grupo.
- Psicanálise
O envelhecimento é um processo que exige uma tomada de posição nas dimensões fisiológica, psicológica e social. A fim de auxiliar neste processo é oferecido um espaço de escuta onde o idoso pode vir falar dos seus lutos, das suas perdas, da dificuldade de lidar com sua imagem, do seu mal estar que o faz adoecer, das suas limitações e das suas possibilidades.
O atendimento individual com base na psicanálise surge como uma aposta para auxiliar o idoso a vivenciar sua senescência, que é um processo fisiológico, uma etapa do ciclo da vida, sem transformá-la em senilidade, que é um envelhecer marcado por patologias.