Barão de Lucena 48, sala 20, Botafogo

(21) 3577-0077 | 98485-5537

Os cuidados com a saúde que reduzem o risco de demência na terceira idade.

Não existe cura para muitos tipos de demência, incluindo a doença de Alzheimer, mas talvez existam caminhos para reduzir a chance de desenvolvê-la.

A Demência é a doença mais comum em pessoas idosas. A doença de Alzheimer é a forma mais comum de demência e afeta mais de 5 milhões de pessoas nos Estados Unidos. A doença de Alzheimer se inicia com perda de memória, problemas de linguagem e dificuldades com o pensamento lógico. Até o momento, não existe um tratamento curativo para pacientes com doença de Alzheimer. No entanto, estudos sugerem que indivíduos podem reduzir suas chances de desenvolver a doença. Pesquisas recentes mostram que o número de novos diagnósticos de demência está caindo nos Estados Unidos. Existem atualmente 3 principais áreas de foco para prevenção de demência: estilo de vida, condições médicas e bem-estar social e mental.

 

Estilo de vida

  • Aumente a atividade física. Atividade física é um fator chave para a saúde cerebral. Exercícios regulares simples como caminhar 15 minutos por dia protege a estrutura e a função cerebral.
  • Alimente-se de modo saudável. A dieta do Mediterrâneo com base na ingestão de peixe, azeite de oliva, vegetais e oleaginosas (nozes, amêndoas, castanhas) está relacionada com baixo risco de demência.
  • Tenha uma boa noite de sono. Sono adequado e ininterrupto ajuda o cérebro a se reparar. Uma boa higiene do sono melhora a função das células cerebrais.
  • Não fume. Fumar causa danos às células e vasos do cérebro.

 

Cuidados com a saúde:

  • Trate problemas cardíacos. Tudo o que é ruim para o coração, é ruim para o cérebro. Infarto e Insuficiência cardíaca tem ligação próxima com demência. O tratamento dos problemas cardíacos pode proteger o cérebro.
  • Controle a pressão arterial e os níveis de açúcar no sangue. Hipertensão arterial e Diabetes, especialmente na meia-idade, podem causar danos cerebrais. O controle da pressão arterial e da glicemia na meia-idade melhora a saúde cerebral e pode reduzir o risco de demência na velhice.
  • Proteja sua cabeça. Trauma cerebral aumenta a chance de desenvolver problemas de memória e pensamento. Usar capacetes e/ou evitar comportamentos que aumentem o risco de traumatismo cerebral pode reduzir o risco de demência.
  • Teste sua audição. Perda auditiva está ligada à demência.

 

Bem-estar Social e Mental

  • Permaneça envolvido, curioso, interessado e disposto aprender coisas novas. Aprender coisas novas ativamente mantém o cérebro engajado e tem efeitos benéficos na memória e processamento de informações.
  • Seja socialmente engajado. O envolvimento em atividades sociais incluindo esportes, programas culturais e grupos de apoio tem efeito positivo na estrutura e função cerebral e está associado a baixo risco de demência.

A demência tem várias causas e se desenvolve ao longo de décadas. Portanto, a prevenção deve começar o mais cedo possível e ser mantida ao longo da vida.

Traduzido e adaptado pela Dra Renata Corrêa, geriatra do Cigga.

Texto original: Reducing Risk of Dementia in Older Age.

Fonte: Journal of American Medical Association. Volume  317, número 19. Publicado em 16 de Maio de 2017.

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *