Barão de Lucena 48, sala 20, Botafogo

(21) 3577-0077 | 98485-5537

Quando procurar um geriatra?

Ouvimos muito de pessoas acima de 65 anos a pergunta sobre se deveriam procurar um geriatra em vez de um clínico geral, uma vez que suas necessidades de saúde tendem a ficar mais complexas a medida que envelhecem. Baseada num artigo publicado na Boston Magazine, tentarei esclarecer esta dúvida.

O que é um geriatra?

Geriatra é um médico clínico que recebe treinamento adicional específico no manejo da saúde de pessoas idosas. O geriatra diagnostica e trata condições relacionadas ao envelhecimento, incluindo perda de memória, quedas, fragilidade e incontinência. Também é nosso papel tentar prevenir essas condições, antes que elas se manifestem.

Por que alguém de mais de 65 anos deveria considerar ver um geriatra?

Geralmente a medida que envelhecemos, o número de problemas médicos aumenta. E com isso também aumenta o número de medicamentos a serem tomados, consequentemente seus efeitos colaterais e interações medicamentosas. Embora a maioria de clínicos gerais e médicos de família possa manejar essas questões, há momentos em que contar com alguém com experiência na tarefa de lidar com vários testes, receitas, medicações e especialistas pode ser benéfico.

Uma consulta com um geriatra pode ajudar se você (ou alguém que ame) esteja passando por múltiplos problemas como perda de memória, incontinência urinária, doença de Parkinson, quedas, artrites ou polifarmácia (uso de muitos medicamentos).  Um idoso muito frágil, com dificuldade na execução de suas atividades do dia a dia, ou desejando discutir decisões relacionadas ao fim de sua vida, também se beneficia de consulta com geriatra.

Mas nem todo mundo com 65 anos ou mais precisa ver um geriatra. Essa necessidade depende mais do número e da complexidade das condições médicas do que da idade cronológica. Mas é inegável que um acompanhamento médico regular é fundamental. Diferente de como acontece em outros países mais desenvolvidos, em que todos tem um “médico de família”, aqui no Brasil é comum perguntarem se devem procurar um geriatra enquanto ainda não se consultam com médico algum ou fazem consultas esporádicas com diversos especialistas ao mesmo tempo, de acordo com o que acreditam ser as demandas.

Como um geriatra pode ajudar o cuidador?

O geriatra acaba assumindo um papel central no suporte de pacientes mais frágeis, que precisam de cuidadores continuamente (sejam estes profissionais ou familiares). Ele é o responsável por coordenar um plano de cuidados e um time de saúde muitas vezes necessário para manter o paciente confortável e seguro.

O geriatra passará então a ser o único médico deste paciente?

Temos o treinamento e a aptidão necessários para tratar diversos tipos de condições de saúde/doença que acometem os idosos, mas é importante sempre registrar que, quando julgar necessário, o geriatra pode e deve encaminhar o paciente para um especialista de acordo com a condição encontrada para auxílio nos cuidados e no suporte adequado. O geriatra adquire então um papel de gestor destes cuidados, tomando o cuidado de manter um contato estreito e apaziguador com os colegas especialistas, centralizar receitas em uma só prescrição e orientar cuidadores quanto às dúvidas que forem surgindo continuamente.

Dra Michele Dias

Geriatra do Cigga

 

quando devemos procurar o geriatra
quando devemos procurar o geriatra?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *