Barão de Lucena 48, sala 20, Botafogo

(21) 3577-0077 | 98485-5537

Outubro Rosa: previna-se

Outubro Rosa é um movimento criado na década de 1990 para incentivar a participação da população no controle do câncer de mama. A data é celebrada anualmente e busca tanto a divulgação de informações sobre a doença e seus métodos de prevenção, quanto facilitar o acesso aos serviços de diagnóstico e tratamento.

O câncer de mama é o tipo de câncer mais comum e é a principal causa de morte por câncer em mulheres em todo o mundo. A chance de morte pela doença metastática é, atualmente, um terço do que era na década de 80 graças aos grandes avanços no tratamento da doença.

A prevenção do câncer de mama depende do risco de cada paciente em desenvolver a doença. Essa avaliação de risco deve ser feita pelo médico e depende de alguns fatores como a história prévia de câncer de ovário, de peritônio ou câncer de mama; história familiar desses cânceres já citados, predisposição genética (quando é conhecido o status genético BRCA); e história de radioterapia no tórax entre as idades de 10 e 30 anos.

A maioria das mulheres encontra-se no grupo de baixo risco, o que significa uma estimativa de desenvolver a doença abaixo de 15% ao longo da vida.

A prevenção do câncer de mama deve ser feita através do exame de mamografia, ele é considerado o principal teste de rastreio e deve ser realizado a cada dois anos, a partir dos 40 anos de idade até os 75 anos para as mulheres do grupo de baixo risco. Muitas vezes, a mamografia deve ser complementada com o exame de ultrassonografia das mamas.  Após os 75 anos de idade, o rastreio só deve ser realizado em pacientes cuja expectativa de vida seja superior a dez anos.

Consulte seu médico e previna-se desta doença comum na população feminina. As chances de cura aumentam quando o câncer é diagnosticado em fase inicial, e atualmente diversas linhas de tratamento estão disponíveis.

Dra Alice Jerusalmi – Geriatra do Cigga

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *