Alterações do hábito intestinal, principalmente constipação, são muito comuns nos idosos, em especial entre as mulheres.
A constipação caracteriza-se pelo número reduzido de evacuações (menos de 3x/semana) ou por pelo menos dois dos itens a seguir: esforço intenso, fezes endurecidas, sensação de evacuação incompleta, sensação de obstrução, manobras manuais para auxiliar a defecação. Essas alterações devem estar presentes por ao menos 3 meses no último ano para serem consideradas constipação intestinal.
As principais causas desse quadro tão angustiante para muitas pessoas são erros alimentares, sedentarismo, efeitos de medicamentos e algumas doenças.
Melhoras significativas do problema são conseguidas através de simples mudanças alimentares e prática de atividade física. Dieta rica em fibras e aumento de ingesta de água são fundamentais.
Uma dica importante é escolher um horário do dia, de preferência após alguma refeição ou logo pela manhã, para se dedicar ao ato evacuatório. Sem pressa; seu intestino precisa de calma.
Evite ao máximo o uso de laxantes e nunca o utilize de forma crônica. Com a avaliação adequada de um médico, nutricionista e fisioterapeuta é possível se ver livre desse problema sem uso desnecessário de medicamentos que podem trazer mais risco a sua saúde. Procure ajuda!
Dra Michele Dias é Geriatra do Cigga