Barão de Lucena 48, sala 20, Botafogo

(21) 3577-0077 | 98485-5537

Prevenção do câncer colorretal

“Com o objetivo de chamar a atenção para problemas de saúde preveníveis, existe uma tendência global de criar dias e meses de conscientização sobre diversas doenças. Março é o mês de conscientização e prevenção do câncer colorretal.

O câncer colorretal (de colon ou do intestino grosso) é um dos tipos mais comuns e, ao mesmo tempo, mais preveníveis, se forem seguidas as recomendações para detecção precoce. Isto porque esse câncer, em geral, se origina de pólipos benignos, cuja transformação maligna pode ser evitada ou erradicada precocemente.

O principal exame de detecção do câncer de colon é a colonoscopia. Consiste na introdução de uma câmera para visualizar o intestino por dentro, permitindo a detecção de pequenos pólipos, que serão biopsiados para análise ao microscópio. É um exame relativamente simples, que em geral é feito sem que o paciente precise ser internado. Caso seja detectado um câncer incipiente, o tratamento curativo pode ser completo pela própria colonoscopia. Às vezes é necessário complementar o tratamento com cirurgia, quimioterapia e/ou radioterapia, e isso será determinado pelo médico especialista (cirurgião e oncologista), mas ainda nesses casos é grande a chance de cura por meio do diagnóstico numa fase em que o câncer é assintomático.

A prevenção de doenças e complicações é um dos principais benefícios de um bom acompanhamento médico. Nem todo câncer é passível de reconhecimento precoce; isto é, de diagnóstico numa fase inicial, em que o tamanho é microscópico e ainda não causa sinais ou sintomas de alerta. Mas o câncer de colon é.

A colonoscopia é um exame preventivo indicado a partir dos 50 anos. Os riscos variam de pessoa para pessoa, conforme a idade, fragilidade, doenças e medicamentos em uso. Converse com o seu médico e previna-se!”

Dr Fernanda Viana – Geriatra do CIGGA

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *