Barão de Lucena 48, sala 20, Botafogo

(21) 3577-0077 | 98485-5537

É verdade que algumas comidas pioram a ansiedade e outras possuem efeito calmante?

Lidar com a ansiedade pode ser um desafio e geralmente requer mudanças no estilo de vida. Não existem mudanças na dieta que possam curar a ansiedade, mas observar o que comemos pode ajudar.

Tente esses passos:

– Inclua alguma proteína no café da manhã: isso trará saciedade por mais tempo e mais energia para começar o dia.

– Coma carboidratos complexos (aveia, quinoa pães e cereais integrais). Acredita-se que eles possam aumentar a serotonina no cérebro. Evite carboidratos simples, como o açúcar.

– Beba bastante água: até mesmo a desidratação leve pode afetar o humor.

– Limite ou evite o consumo de álcool: seu efeito imediato pode ser calmante, mas depois, se em excesso, pode causar nervosismo e alterar o sono.

– Limite ou evite o consumo de cafeína: assim como o álcool, pode causar nervosismo e alterar o sono.

– Atenção a eventuais sensibilidades seletivas: algumas pessoas podem sentir mal-estar com determinadas comidas ou aditivos, incluindo mudanças no humor, como irritabilidade ou ansiedade.

– Tente fazer refeições saudáveis e balanceadas: isso é importante para o bem-estar geral, físico e mental. Coma bastante frutas, vegetais e peixes ricos em ômega-3.

Algumas mudanças na sua alimentação podem fazer diferença no seu humor ou na sensação de bem-estar, mas não substituem o tratamento.

Mudanças no estilo de vida, como melhorar os hábitos de sono, aumentar a participação social, fazer exercício físico e utilizar técnicas de redução do estresse também podem ajudar. Mas seja paciente, pois leva um tempo até que essas mudanças mostrem efeito sobre a sua ansiedade.

E se a ansiedade for grave ou interferir no trabalho e atividades do dia-a-dia, procure o seu médico, pois pode ser necessária alguma medicação e/ou psicoterapia.

Texto original em inglês: Dr. Graig N. Sawchuk, Pd.D.,  Mayo Clinic

Traduzido e adaptado pela Dra. Fernanda Siqueira Viana, do CIGGA.

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *