Barão de Lucena 48, sala 20, Botafogo

(21) 3577-0077 | 98485-5537

Cuidados paliativos

Cuidados paliativos e a afirmação da vida

A importância do cuidar mesmo quando não é possível curar.

 

Cuidado Paliativo


Paliar significa atenuar, aliviar,
remediar provisoriamente, suavizar.

Segundo definição da OMS (Organização Mundial de Saúde) atualizada em 2012, “Cuidado Paliativo é uma abordagem que promove a qualidade de vida de pacientes e seus familiares, que enfrentam doenças que ameacem a continuidade da vida, através da prevenção e alívio do sofrimento. Requer a identificação precoce, avaliação e tratamento da dor e outros problemas de natureza física, psicossocial e espiritual”.

Por “doenças que ameacem a continuidade da vida”, entendem-se todas aquelas patologias graves cuja possibilidade de cura é muito pequena. Diferente do que muitos pensam, cuidado paliativo não é só realizado em casos de câncer, mas também em muitas outras doenças que trazem sofrimento para paciente e familiares (insuficiência cardíaca grave, enfisema pulmonar, cirrose, demência, doença renal crônica, SIDA, entre outras).

O objetivo desse cuidado baseia-se não mais em trazer a cura para a doença causadora do sofrimento, mas sim aliviar os sintomas físicos de forma primorosa, trazer conforto espiritual e psicossocial e amparar as famílias que acabam sofrendo junto com a pessoa doente.

Cuidado Paliativo

O cuidado paliativo tem como pilares básicos a afirmação da vida e consideração da morte como um processo normal da vida; não acelerando nem adiando o seu momento. Portanto, o paciente que se encontra recebendo esse cuidado terá à sua disposição todo o aparato científico proporcional ao seu quadro, sem que sejam realizadas medidas exageradas para manter a vida às custas de mais sofrimento desnecessário. Da mesma forma, não será adotada qualquer medida para acelerar o momento da morte. Ou seja, o processo de morrer ocorrerá da forma mais natural possível e a seu tempo.

Através dessa abordagem, resgatamos os valores de cada indivíduo, damos ênfase à sua biografia e priorizamos o conforto como foco principal. Todo o amparo também se estende à família e cuidadores.

Por Michele Dias



Para mais informações:

O que são cuidados paliativos?

Vamos falar de cuidados paliativos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *